quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Um dos maiores templos da Roma Antiga é reaberto após 30 anos

O Templo de Vênus e Roma, construído a pedido do imperador Adriano, estava fechado para restauração. Os problemas de infiltração de água foram resolvidos e o piso de mármore foi recomposto.


Um dos maiores templos da Roma Antiga foi reaberto ao público, depois de uma restauração que levou 30 anos. É o que mostram os correspondentes Ilze Scamparini e Maurizio Della Constanza.
Eles foram ao terreno mágico da mitologia. O arqueólogo Leonardo Guarnieri mostra as colunas que sustentavam um dos lados do Templo de Vênus, a divindade romana do amor e da fertilidade. E para a qual o povo antigo construiu uma grande obra próxima ao Coliseu.

A deusa teria se relacionado com Marte, o Senhor da Guerra, e desta união teria nascido Amor, também conhecido como Cupido. Roma, a divindade que representava o estado romano, também foi homenageada.
Ele é o maior templo da história de Roma e tem oficialmente 1.876 anos de idade. Foi construído por vontade do imperador Adriano. A obra durou 20 anos e ficou pronta no ano 141 depois de cristo.
O Templo de Vênus e Roma já foi parcialmente destruído também por incêndio e terremoto. Nos últimos 30 anos, ficou fechado para restauração. Mais de 30 artistas passaram por lá.
Os problemas de infiltração de água foram resolvidos e todos os mármores do piso, recomposto.
O salão principal do templo é grandioso, com 46 metros de altura. Lá ficava a estatua de Vênus, cercada de colunas de mármore piperino. Recém-casados pediam a bênção dos deuses.
Adriano fazia expedições ao norte da África e ao Leste Europeu para buscar o mármore de cor intensa. O mosaico do piso foi restaurado com primor.
O arqueólogo lembra que, bem ao lado, ficava a entrada da casa de Nero, a Domus Aurea, uma estátua gigantesca que deu nome ao Coliseu, o colosso do imperador.
Para construir o templo, foi preciso mudar de lugar a estátua de 35 metros de altura. Como Nero já tinha morrido, Adriano fez ainda mais mudanças.
Fez uma plástica no rosto de bronze de Nero, adaptou a estátua para ele mesmo e acrescentou um símbolo do sol.
Adriano mandou matar o arquiteto que criticou a obra. No mundo antigo, contrariar imperadores costumava ser uma péssima ideia.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário