terça-feira, 12 de abril de 2011

"A Terra é azul"

50 anos atrás, no dia 12 de abril de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin fez o que nenhum ser humano havia feito antes dele: olhou este planeta do alto, tão do alto que pode criar uma das frases mais marcantes de toda a epopeia humana:

"A Terra é azul"

Simples e poética ao mesmo tempo, a frase reflete o espanto de um homem técnico, militar frente uma beleza única: o planeta.
Fruto de uma corrida espacial que perderia força nas décadas seguintes, Gagarin depois de ir ao espaço em 1961, nunca mais voltou: era uma peça de propaganda por demais valiosa na disputa de nervos e mentes que era a Guerra Fria.
Comemorando este feito, foi lançado na internet um filme, First Orbit que, com áudios originais, combinados com recirações, mostram alguns detalhes desta primeira viagem em órbita da Terra.
Aqui está o trailer:

E aqui o filme completo:

Infelizmente, com a desativação iminente dos ônibus espaciais (e a volta ao antigo modelo de cápsulas) e as longinquas viagens à Lua e a Marte (possivelmente só depois de 2030), a "corrida espacial" está parada... voltando para trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário