sexta-feira, 25 de março de 2011

Tsar Bomb, a mais poderosa bomba já detonada

Em 30 de outubro de 1961, a URSS detonou o artefato nuclear mais poderoso já construído, a Bomba Tsar, com 57 Megatons, potência equivalente a todas as bombas lançadas durante a II Guerra Mundial, multiplicada por dez.
Originalmente, ela foi desenvolvida com uma potência de 100 megatons, mas temia-se as consequências, principalmente radioativas de uma explosão dessa magnitude. A título de comparação, a bomba Tsar, com seus 57 megatons (equivalente a 57 milhões de toneladas de TNT) fez a bomba de Hiroshima, com seus 13 kilotons (13 mil toneladas de TNT) parecer fogos de artifício.
Esta é uma filmagem da detonação da bomba Tsar. Seu cogumelo alcançou 60 km de altura e seus efeitos foram sentidos na Finlândia, a milhares de quilômetros de distância, onde janelas de casas chegaram a quebrar-se. Assista:



Neste site, chamado Ground Zero, que utiliza o Google Maps, podemos ver o alcance que as principais bombas nucleares da história em qualquer lugar do globo. Você pode "detonar" a bomba no centro da sua cidade e "ver" as condições que ficaria o bairro onde você mora. Macabro, no mínimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário