terça-feira, 15 de março de 2011

Cientistas dizem ter descoberto Atlântida

Atlântida: teria ela existido na Espanha?

Alguns cientistas afirmaram terem descoberto a civilização perdida de Atlântida, enterrada no sul da Espanha. Segundo os pesquisadores, a cidade de 4 mil anos teria sido enterrada por um tsunami.
As pesquisas começaram em 2004, quando o físico alemão Rainer Kuhne identificou formações estranhas em fotos tiradas por satélites. Alguns pântanos próximos a Cadiz possuíam estranhas formas geométricas que lembravam os restos de uma cidade.
Para continuar com as pesquisas, pesquisadores usaram várias técnicas, incluindo magnetômetros e espectômetros para encontrar evidências de presença humana que pudessem estar enterradas na lama. Até agora foi encontrado um forno comunitário e canais de água.
Richard Freund, arqueólogo da Universidade de Hartford, acredita que a cidade teria desaparecido por causa de um tsunami que devastou a região.
Os pesquisadores também encontraram artefatos próximos a cidade, sugerindo que havia outro agrupamento de pessoas próximo.
Arqueólogos buscam pela cidade perdida de Atlântida desde que Platão a descreveu, cerca de 2600 anos atrás. Segundo Platão, a cidade estaria próxima aos pilares de Hércules, associado ao estreito de Gilbratar.
Você acredita que Atlântida finalmente foi encontrada? Ou será que a cidade não passa de lenda? Deixe sua opinião nos comentários.

2 comentários:

  1. Não acredito na proposisão do post, sempre achei, (e ainda não comprovaram o contrario) que creta é a dita cidade avançada e antiga tão falada!

    ResponderExcluir
  2. Também não creio... Muitas são as teorias e concordo com você que os cretenses deram origem à lemda de Atlântida

    ResponderExcluir